Informação/Tutorial: Assinatura e Certificado

Introdução:
Você já se deparou com algum erro quando vai instalar alguma aplicação, erros como “erro de certificado” ou “certificado expirado”? Então ai esta a solução! Basta obter seu certificado e assinar tal aplicação que gera esse erro, e ai é só instalar o aplicativo que foi gerado pelo programas de assinar aplicativos. E perguntam, “como conseguir o certificado?” e “fazer oque com ele?”. Então vamos la!

Algumas notas sobre o certificado
Apos baixar seu certificado, guarde bem, que seja em um lugar seguro, pois se perder, não se consegue fazer o pedido do mesmo IMEI, digo, até antão não sei o procedimento em caso de que IMEI já foi usado. Eu sei que o certificado fica la no site disponível, mas vai que acontece algo e não fica mais disponível, então é melhor ter seu backup.

O certificado é valido por 3 anos, a partir da data que ele foi gerado, então possivelmente daqui 3 anos pode até ser que você já tenha outra celular, que acho que pode se dizer que pode ficar despreocupado com a validade.

Para funcionar corretamente o certificado, apenas use aquele na qual foi gerado para tal IMEI, pois não vai funcionar para outro IMEI, pois esse certificado gerado, é praticamente único. Digo único porque pelo que entendi, cada certificado é feito para um grupo de IMEI, então não é viável ficar testando IMEI dos outros para usar no seu IMEI, pois até achar o certo… longa historia…(digo isso por causa de perda de certificado), essa é causa que falei do backup.

Mas para que serve o certificado?
Ele serve para assinar arquivos unsigned(não assinado), que geralmente vem escrito no nome do arquivo ou no site do desenvolvedor do aplicativo diz, que necessita ser signed(assinado) para poder ser instalado no celular.

Mas como assinar esses aplicativos?
Segue a leitura para saber.

– Como assinar os aplicativos
Assinar aplicativo Symbian com SignSis

Detalhe:
Para conseguir rodar esse programa no computador, é necessário ter instalado o .Net Framework(procure no site da Microsoft ou Google) no computador, caso contrario, ao tentar abrir vai dar mensagem de erro. Se não sabe se já esta instalado, basta rodar a aplicação e ver se da mensagem de erro.

Download do programa para assinar aplicativos:
http://www.4shared.com/file/135328787/753b9c18/SignSiS.html


Outra forma de assinar
Assinar usando o SignTools 2.2

Download do SignTools 2.2:
http://www.4shared.com/file/135326892/f7c969d8/signtools22.html

—–

Dica:
Mesmo se assinou o aplicativo e deu alguma mensagem de certificado, veja se a configuração no celular, esta de acordo com a imagem abaixo. Para ir nessa tela, vá em: Menu, Aplicativos, Gerenciador de Aplicativos, Opções, Configurações.

—–

Para obter seu certificado visite a área Certificado/Assinatura do blog
https://belinex.wordpress.com/certificadoassinatura

  1. 28/8/2009 às 20:25

    E ai Belinex parabens pela colaboração de informação!
    Estou com um problema no certificado e o Signsis, o programa executa normal mas quando clico Sign ele não termina e da erro de encriptação no .cer ” Detalhe peguei a key e cer do s60certiticatekey.com…. Alguma sugestão?

    Curtir

  2. 28/8/2009 às 21:19

    Opa!!
    Realmente, estou quase 100% certo que os certificado desse site esta com problema, com o seu, é o 4caso que vi com esse problema, e não sei como resolver, peguei até um certificado de uma leitoa do blog para testar aqui e não consegui resolver, pelo menos ainda. O para piorar, nesse site ai, não fala nada a respeito dessa ocorrência, ai fica difícil!! Minha sugestão é tenta conseguir um certificado de outro site.

    Curtir

  3. aurelio
    21/10/2009 às 06:51

    cara deu tudo certo o certificado chegou tentei testar com ums programas no meu n85 assinei da tudo certo mas na hora de passar pro celular ele até aceita a instalaçao ai depois aparece a mensagem “impossivel istalar restrito pelo certificado”

    Curtir

  4. 21/10/2009 às 13:05

    @aurelio
    Acabei de editar a postagem com uma dica de configuração.
    Veja se é o seu caso. Se não for, pode ser problema do seu certificado, que ai vai ter que verificar isso no lugar onde você obteve ele.

    Curtir

  5. Fabim
    03/12/2009 às 13:38

    Pessoal estou desesperado!!! a tres dias estou tentando esses certificados jha ganhei dois e os dois dizem a mesma coisa Senha Inválida… Alguem pode me ajuda? onde consigo o certificado da OPDA? abraços

    Curtir

  6. 03/12/2009 às 14:03

    Fabim
    Isso é problema de onde conseguiu o certificado, vai ter que entra em contato com o fornecedor do certificado para resolver isso.
    Se ver no post que fiz, vai ver que coloquei sites que fornecem certificado, e justamente um deles é o OPDA. Da uma lida ai.

    Curtir

  7. Rui
    30/1/2011 às 16:43

    Ola pessoal, estou hiper feliz, depois de quebrar muito a cabeca e esperar por 1 semana o tal certificado e a chave,finalmente consegui instalar no meu SE Vivaz o SPBSHELL que funicona perfeitamente.Pra quem ainda nao conseguiu tem q acessar o site do OPDA e ter um pouco de paciencia pra pegar o certificado e a chave, depois e so abaixar o SignSis citado aqui no tutorial acima e claro escolher o aplicativo dos sonhos para colocar no seu celular.

    Curtir

  8. Jader
    17/2/2011 às 02:54

    Parabens pelo site possui sem dúvida os melhores aplicativos para symbian. Então meu celular é o nokia 5800 e baixei e instalei o xstevedore. Foi como voce alertou (e vale deixar como ajuda para outros) eu instalei e desinstalei varias vezes e tentei diversas vezes e só fui conseguir no outro dia o certificado. Vale lembrar ainda que existe uma configuração para qual tipo de internet voce quer usar (video disponivel no youtube) e que não adianta ficar esperando minutos para ver se consegue sinal ou se consegue o certificado, ou seja se ja se passarem uns 20 segundos pode cancelar que ja nao dara certo mais.
    Enfim a minha duvida é que tenho os certificados mais meus aplicativos mesmo assim ainda nao instalam e dao as mesmas mensagens de “certificado expirado” ou “erro de certificado…” o que pode ser. Configurei meu celular de acordo como voce explicou. Sera que pode haver erro do site como voce disse que havia em outros metodos.
    E por ultimo o xstevedore me envia o certificado pelo meu IMEI ? Ele recebe meu imei quando faço a conexao de requisicao de certificado ? Se , sim é seguro expor o IMEI de um celular pela internet ou qualquer outro meio? Obrigado!

    Curtir

  9. Jader
    17/2/2011 às 05:30

    Oi, tudo bem? Então, enfim consegui assinar os aplicativos. Acontece que eu não estava entendendo o esquema do sign tools que na verdade só serve para pc. Então achei um vídeo no youtube que explicava como proceder e o programa para usar direto do celular que é o “freesigner” que baixei do “4shared” testei varios ate achar um que desse certo o link ta ai : http://www.4shared.com/file/NLyaLE1M/FreeSigner_v101_freeware_signe.htm
    Ainda gostaria que me respondesse as questoes sobre IMEI da postagem anterior e tambem uma nova duvida:
    Arquivos em java (.jar) sempre aparece a mensagem que “aplicativo nao é confiável e pode danificar o aparelho…”, mas nunca dei bola e instalei, mas agora esta aparecendo algo semelhante para esses aplicativos que estou assinando .sisx algo do tipo “o aplicativo é para uso de desenvolvimento e que a instalaçao pode causar graves danos…” , então o que pode dizer a respeito disto?
    Mais uma vez obrigado pela atenção!

    Curtir

  10. 17/2/2011 às 23:17

    Sinceramente, se é seguro ou não usar o IMEI assim, eu não sei, mas eu nunca tive problema e nunca vi alguém ter.
    O mesmo que aparece para arquivos Java(jar), vale para arquivos Symbian(sis/sisx), vai de você se é confiável ou não.

    Curtir

  11. Helder Moreira
    16/1/2012 às 16:18

    Opa, seu blog ainda esta na ativa??? gostaria que me ajuda-se…

    Baixei o SignTools 2.2, e tipo pede para eu inserir um arquivo .cer e um arquivo .sis… ta o .sis eu tenho que é o arquivo que eu quero certificar e o ponto .cer qual é???? baixei o developercertificate porém eu não sei o que eu faço com ele 😡

    Curtir

  12. 17/1/2012 às 16:05

    @Helder Moreira
    O .CER é o certificado. Quando baixa o certificado da Symbian Signed, tem o .CER e o .KEY, um deles tem que ser o .CER.

    Curtir

  13. Helder Moreira
    17/1/2012 às 16:45

    Então Ricardo, eu ja tentei coloquei o certificado na primeira barra e o arquivo .sis na segunda e tipo apareceu uma mensagem naquele idioma que ninguem entende heheh e o arquivo não foi modificado acabou na mesma 😡

    Curtir

  14. 18/1/2012 às 15:48

    Use outra ferramenta para assinar, o SignSis, ou mesmo use próprio Symbian Signed para assinar online.

    Curtir

  15. Helder Moreira
    19/1/2012 às 08:42

    Tem algum tutorial para assinar com o Symbian Signed online??? pq esse eu também não estou conseguindo eu entro no site vo la no canto superior direito e coloco o arquivo que quero assinar mais fala que eu não colequei arquivo algum o.O

    Curtir

  16. Helder Moreira
    19/1/2012 às 12:09

    Baixei o signsis só que la embaixo ele pede um password la embaixo onde eu arrumo essa senha????

    Curtir

  17. 19/1/2012 às 16:17

    Se você assistir o vídeo vai perceber que a senha é 0000…

    Curtir

  18. Helder Moreira
    19/1/2012 às 17:14

    é eu percebi ai eu fiz tudo certinho e no final ainda falou que que deu tudo ok porém ele não gerou nenum arquivo novo 😡 o arquivo que to tentando certificar é o gpsp_v06.sis

    Curtir

  19. 19/1/2012 às 17:21

    Comigo deu certo.

    Curtir

  20. Helder Moreira
    19/1/2012 às 17:47

    ah foda 😡 tipo quando eu faço ele fala que foi criado com sucesso mais não aparece nenhum arquivo novo….

    você tem algum tutorial ensinando a certificar online??

    Curtir

  21. 19/1/2012 às 18:36

    Não.

    Curtir

  22. Denis Alves
    27/1/2012 às 13:52

    Boa Tarde, senhores carreguei o mod no site da Symbia e a seguinte mensagem chegou por e-mail.

    Hello,
    You uploaded a SIS file to be signed with a Development Certificate. This failed because of Please remove all signatures from your SIS file and try again.
    There is something wrong in the SIS file’s Publisher ID signature. Please remove all the signatures from the SIS and resign with your Publisher ID.
    The UID used by your application is not registered to your account. UID: 0x10202BE9. Please change the UID and try again. [Testing]

    pelo o que entendo o problema é o UID diferente do registrado em minha conta alguem sabe como resolver ?

    Curtir

  23. Juliana
    13/2/2012 às 16:32

    ARGH!!! Eu fiz tudo certinho, mas qdo fui baixar os programas pra assinar, eles ativaram o antivirus do meu pc. E como não tô afim de pegar virus eu bloqueei.

    Aconteceu isso com alguem? Não sei se são os arquivos ou o monte de antivirus que meu pai enfiou no pc. Alguém sabe algum outro lugar pra baixar o signtools?

    HELP PLZ!!!

    Curtir

  24. 13/2/2012 às 18:13

    Não tem vírus algum. Print e vídeo foram feitos no meu computador com o mesmos arquivos disponíveis.

    Curtir

  25. Juliana
    14/2/2012 às 18:11

    Ricardo, como eu não tava conseguindo baixar os programas por medo de virus eu acabei fazendo a assinatura online pelo Symbian Signed mesmo, mas já faz uns dois dias e eu não recebi nenhuma resposta. Vc sabe qto tempo pode demorar?

    Vc acha que ainda dá pra eu assinar offline usando os programas msm, ou agora não dá mais, já que eu já fiz online?

    Curtir

  26. 14/2/2012 às 18:23

    Não sei lhe responder, nunca assinei online, somente offline, e com esses mesmo programas desde meu Nokia N95.

    Curtir

  27. Juliana
    16/2/2012 às 14:05

    GAH!!! Resolvi baixar o SignTools de novo e ignorar o aviso do antivirus (é provavel que tenha aparecido só pelo programa mesmo), mas qdo fui tentar instalar me aparece um aviso “este arquivo não pode ser acessado, talvez vc não tenha permissão para abrir.” E olha que eu tentei abrir pelo úsuario mestre….

    Vou tentar o SignSis mas é provavel que aconteça o msm. E até agora não tive resposta da assinatura online…

    Curtir

  28. Juliana
    16/2/2012 às 14:23

    Putz… Eu sou muito burra!! Agora que eu me toquei q eu coloquei o arquivo .cer e o arquivo .cis no Upload SIS File for Signing online! XD
    Então tá, ajude a pessoa lerda aqui, como eu faço pra obter o arquivo .sis depois que eu já tenho os outros dois?

    Curtir

  29. 16/2/2012 às 16:26

    O SIS é o arquivo(jogo/aplicativo) que quer instalar no celular…

    Curtir

  30. Juliana
    17/2/2012 às 00:52

    Depois ninguém acredita qdo eu digo que eu não enxergo o obvio… XD

    Funcionou! Muito muito obrigada pelo tutorial e pela paciência de me responder ^^

    Brigadão!

    Curtir

  31. Malibu
    25/3/2012 às 18:32

    Boas fiz tudo certo como no tutorial e após ter os certificados e ter assinado a aplicação passei o ficheiro para o telemóvel e quando vou instalar da-me um erro que é “Não é possível instalar. Limitado pelo certificado.” alguém me sabe ajudar?

    Curtir

  32. Arthur
    30/3/2012 às 12:06

    tenho um nokia n85 ñ consigo o certificado… mesmo pelo site OPDA ñ consigo…. queria intala jogos sis no meu celula como consigo isso?

    Curtir

  33. hagamenon
    07/9/2012 às 02:48

    os dois aplicativos para assinar sao pegos e removidos pelo antivirus…

    Curtir

  34. hagamenon
    07/9/2012 às 02:54

    oq fazer??
    alguem me ajudaaaa

    Curtir

  35. hagamenon
    07/9/2012 às 02:58

    ignoro o aviso do antivirus?

    Curtir

  1. 14/1/2012 às 13:37
  2. 15/1/2013 às 16:57

Deixe um comentário

