Inicial > Reviews > Review Nokia N97

Review Nokia N97

Vídeo mostrando o aparelho:

Fotos do aparelho:

Sobre o aparelho:
Como usei o aparelho o tempo todo no Nokia Camp 09, e praticamente sempre com ele online, usando Twitter(o dia todo), Qik e E-mail nativo, deu para ter uma ideia melhor de que antes de ir para o evento, já que recebi o N97 em casa um pouco antes da data do evento, que eu nunca tinha pego o aparelho na mão, e tive um pouco de dificuldade para mexer nele, mas não que era difícil, era mais o costume mesmo e minha experiencia com touch não é das melhores, é o primeiro aparelho touch que é meu, e sempre estranha um pouco, mas agora, quase uma semana que tenho o N97, já me adaptei bem a ele, e estou gostando bastante do aparelho no momento.

Minha usabilidade:
O aparelho veio com a firmware V10, e atualizei para a versão que estava disponível para meu aparelho, que é a V11, mas que ainda não foi para ultima, que era a V12, e que agora tem a V20, que ficarei no aguardo pelo atualização. Mas percebi que mesmo assim já teve algumas melhorias que valeram a pena, que é a estabilidade de funcionamento.

Como falei, fiquei quase 100% online no celular com Nokia Camp 09, e que teve um bom rendimento, usei bem o Twitter, fiz alguns streaming com o QIK e usei o email nativo do celular, tirei fotos, fiz vídeos, e não teve nenhum caso de reiniciar sozinho, que fiquei até surpreso com isso, pois logo quando tirei o aparelho da caixa e liguei, já causou alguns boot nele, que eu estava achando que até que  aparelho tinha vindo com defeito, mas que desde que atualizei o celular e instalei o aplicativo Jbak Taskman(gerenciador de memoria), não aconteceu mais nada, o aparelho ficou muito bom. Hoje estou contente com aparelho, só na espera pela firmware v20!

Tampa da bateria:
Inicialmente, eu achava um pouco complicado tirar a tampa do aparelho, tinha medo de quebrar ela, mas estou percebendo que com o tempo isso melhora, hoje já tiro mais tranquilamente, mas para colocar é simples e fácil. Os ganchinhos para prender a tampa parecer ser bom e não vejo folga tampa.

A bateria:
Praticamente fiz um teste de hard stress na bateria quando fui ao Nokia Camp 09, e teve uma boa duração da bateria, ela não chegou a acabar, chegou na metade das marquinhas, mas para evitar de ficar sem o celular, aproveitei uma hora que achei um espaço para eu recarregar, mas usando mais tranquilamente no dia a dia, deve durar uns 3 dias, não conseguir ver ao certo, pois o aparelho também recarrega quando esta ligado na USB, que é ótimo, praticamente não fica sem carga no celular.

Slots:
Tenho que ressaltar, que alem da sua memoria interna de 32GB, ele possui um slot para cartão de memoria microSD, que ai pode estender ainda mais, já que temos disponível na loja da Nokia, o cartão de 16GB, que deve ficar incrivel para que precisa de muito espaço para guardar os aquivos.

O outro slot, é do cartão SIM(chip da operadora), é colocado mais ou menos como no N85, só que o N97 tem uma bandejinha como podem ver nas fotos, que é empurrado para direita olhado na foto.

Fotos e Filmagens:
Bom acho que isso vocês mesmo podem tirar suas conclusões, já que as fotos do Nokia Camp 09 foram tiradas com meu aparelho.

As filmagens podem ser feita com o flash led ligado, que possui duplo flash led, que vou deixar um link do Youtube para você verem uma filmagem que fiz. Tem do QIK também, mas não ficam boas, pois tiramos a qualidade para fazer streaming mais rápido, se quiserem ver, coloquei o link na postagem passada, do Nokia Camp 09.

Link do Youtube:

Hardware Externo:
Internamente todos já conhecem, que não conhece, faça uma visita no site da Nokia.

Vamos começar pelo slider, que é umas das atrações do aparelho, que logo digo que é bem firme, e pelo visto a famosa folga de slider, não é problema nele, tem uma mecânica boa, e gostei da forma que fica inclinada a tela.

O teclado é bom de usar, achei bem comodo, mas tem dificuldade de digitar, que é questão de costume, da para se adaptar bem, estou pegando todo jeito já, e que acho que para mim é melhor o teclado físico do que o virtual(touch), me adapto melhor.

O aparelho também possui o botão de bloqueio de desbloqueio das teclas, que fica do lado esquerdo como mostro no vídeo.

Como viram ele possui o protetor da lente da câmera, que eu espero que venha proteger bem mesmo, pois ficar com alente arranhada não vai ser legal.

O designe dele é bem bonito, é preto(no meu caso) e tem a borda da tela cromada que ficou legal.

Acessórios:
Vem na caixa do aparelho, o carregador de tomada, carregador veicular, cabo de dados USB/microUSB, adaptador para carregador(que é interessante, da para usar o carregador do N95 por exemplo), fone de ouvido, controle do fone de ouvido, um par de espuma para colocar no fone de ouvido.

Finalizando:
Como devem ter visto, aquele paninho da Nokia que você veem nas fotos, e para limpar a tela do celular, que é pequeno e pratico para carregar junto com o aparelho, e que faz seu trabalho muito bem. Nada melhor que ter uma tela limpa, certo?!

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do que estou compartilhando com vocês, que é um pouco da minha experiencia desse aparelho, que é o Nokia N97!

Categorias:Reviews
  1. Maycow
    27/10/2009 às 17:56

    Show de bola Belinex!! GPS fica em tela cheia? To juntando $$$$ para comprar um desse!!

    Abraço….

    Curtir

  2. 27/10/2009 às 19:35

    Obrigado, Maycow!
    Fica sim!
    T+

    Curtir

  3. ricardinhus
    27/10/2009 às 22:37

    Duas coisas simples que eu sinto falta no n95: a possibilidade de manter o flash ligado e recarregar bateria quando conectado no usb!
    Muito bom o review Belinex!! Mas eu ainda tô curioso pra saber por onde passa o flat cable pro display. (se é que é um cabo flat rsrs)

    Curtir

  4. 27/10/2009 às 22:45

    Li tudo com imensa atenção, e até fiquei pensando se até eu estou com vontade de arrancar um aparelho desses para mim.

    Beli, pela sua enorme experiência nokia, existe algo de que está sentindo falta nesse aparelho.

    Peço-Lhe o favor de analisar e estudar um pouco antes de me responder.

    Se pudesse escolher livremente, abandonava o seu n97 para ficar com o n900 que já teve oportunidade de ter em mão? E se fosse um omnia symbian s60v5 8mp?

    Abraço 🙂

    Curtir

  5. 27/10/2009 às 22:47

    @Ricardinhus
    Quando peguei meu N95 senti falta da recarga pela USB também, já que os dois ultimos aparelhos antes dele fazia isso.

    O flat cable esta ali onde esta a mecânica do slider, esta um pouco difícil de ver, mas se você reparar bem na segunda foto com ele aberto, vai ver o cabo, e no vídeo consegue da para ver bem pouco também.

    Obrigado!

    Curtir

  6. 27/10/2009 às 23:31

    @Alezandri
    Por enquanto não estou sentindo falta de nada, é mais a adaptação mesmo de usar o aparelho touch e teclado QWERTY, mas isso com tempo resolve fácil.

    Questão difícil essa ai!
    Vai depender das aplicações para o N900, se ficar demorando muito, eu não trocaria pelo N97, mas se ocorrer ao contrario eu me arriscaria a trocar sim.
    Já Omnia, prefiro não dizer nada ainda, vou esperar para ver se consigo mexer um de alguém ou alguma loja mesmo.

    Curtir

  7. 27/10/2009 às 23:35

    Ando muito curioso sobre omnia s60v5, tenho passado algumas horas na internet pesquisando dobre o assunto.

    Lá mais para o final da semana, vou sair para pegar um na mão e ver qual o sentimento que vai dar.

    Curtir

  8. hankypants
    28/10/2009 às 21:25

    Ricardo

    To com uma dúvida a respeito do Nokia Guru ( sei que aki nao é o lugar, mas…)

    Quantos ganham o premio de cada categoria?

    Curtir

  9. 28/10/2009 às 21:51

    @hankypants
    Visite a pagina do Nokia Guru, la tem todas as explicações.

    Curtir

  10. jef_spfc
    08/11/2009 às 03:39

    bem massa seu review…
    parabens pelos brindes
    mais que merecidos
    querendo vender um só falar

    Curtir

  11. DJ FURQUIM
    18/11/2009 às 13:58

    Muito legal Belinex o Review, vou mexer muito nele pra aprender as “manhas” do danado. vlw..
    Ah !!! Se tiver alguma dica por favor me de um toque. Obrigado.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário