Início > Reviews > Review Nokia SU-33Wb(Modulo de TV Digital)

Review Nokia SU-33Wb(Modulo de TV Digital)

Demonstração do SU-33Wb no Nokia N85

Demonstração do SU-33Wb no Nokia N97

Para começar o Nokia SU-33Wb veio junto com o Nokia N85 que ganhei em um evento, que na época eu não tinha como testar o acessório por não ter o sinal digital na cidade, e como agora tem uma emissora por enquanto, pude testar melhor o funcionamento, e por coincidência foi lançado junto o aplicativo para aparelhos S60v5, que nos testes pude incluir o Nokia N97, que são os únicos aparelhos que tinha para testar, então vamos la.

Introdução:
Para quem não conhece, o SU-33Wb é um modulo que capta o sinal do sistema brasileiro de televisão digital, para transmitir diretamente no celular por uma conexão bluetooth. Então fiquem atento, veja se na sua cidade tem o sinal de TV digital antes de obter o acessório, pois só serve para TV digital.

Bateria:
O acessório vem com uma bateria(BL-5C) de 1020 mAh(3.7V 3.8Wh ), e que pude perceber nos testes, que e tempo de duração dela, deve mesmo chegar a 7 horas de duração, que é como consta nas especificações dele, é mais fácil terminar a bateria do celular primeiro do que do acessório.

Quanto a duração da bateria do celular, imaginem mais ou menos que esteja transmitindo dados via bluetooth e ao mesmo tempo assistindo um filme, vai ter o consumo um pouco maior que isso. Se o sinal não estiver legal, falhando pode ter um consumo ainda maior, pois ai o celular vai tentar fazer busca do sinal.

Software:
O aplicativo é bem simples, fácil de usar, que nele consta opção de zoom, ver a porcentagem da bateria do acessório, ver a intensidade do sinal e frequência do canal, ver a programação do canal(se estiver disponível), troca de canal e busca de canais(sintonizador).

No N85, quando o canal não mostra em tela cheia, é possível colocar em tela cheia. Agora no N97 tem 3 níveis de visualizar, que é tela pequena, grande e tela cheia, mas que em tela cheia fica com a tela meio cortada, por isso recomendo usar a tela grande, que não deixa a desejar.

Uma opção de troca de canal no N85 pode ser feito usando o direcional, aparecendo os canais e fazer a sua escolha. E no N97 basta passar o dedo na tela de um lado para outro(como em fotos), para mudar de canal.

Som e Imagem:
O som vai de acordo com o aparelho, se tiver som bom, vai ficar bom, não tem muito oque falar.

A imagem  do N85 com sua tela OLED, fica muito boa,  não que no N97 fica ruim, pelo contrario, fica bem legal também, mas achei que no N85 fica mais bonita a imagem.

Editado esse paragrafo dia 25/06/10: Eu tinha esquecido de fazer esse teste antes, e ai adiciono essa informação agora.
Fiz o teste conectando o N97 na TV de 21 e 14 polegadas, e na TV de 21″ ficou muito ruim a imagem, e depois fiz o teste em uma TV de 14′” e ficou menos ruim, ou seja, não fica bom, parece vídeo de baixa qualidade, talvez em uma tela de menor polegada ficaria melhor.
Isso porque? Pelo pouco que sei sobre o assunto, é porque esses dispositivos moveis, usa a tecnologia 1Seg(OneSeg), que para melhor entender, funciona em baixa resolução, que é exatamente para tela pequena. Leia sobre 1Seg no Wikipédia. Se alguém souber explicar melhor, fiquem a vontade para isso!

Desempenho:
Pelo que pude constar, tem um consumo de 5MB de RAM quando esta assistindo algum canal, até que esta bom, e não fica tão pesado, da para usar tranquilamente.

Uso simultâneo:
Não da para usar mais de um celular no mesmo modulo, testei aqui com o N97 conectado nele e tentei fazer conexão com o N85 e não consegui, então por isso falo que não da.

Uma outra coisa que vi, é pode deixar o aplicativo de TV aberto e com o canal pegando, e deixar ele em segundo plano que ele continua funcionando, inclusive liguei o player de musica do N97 e tocava musica e escutava o som TV junto.

Transporte:
Achei que pode ser levado para onde quiser sem atrapalhar muito, já que seria um item a mais para levar junto alem do celular, pois ele é leve e fino. Da para carregar ele no bolso sem ter problemas no sinal, claro que estiver em um local que o sinal seja fraco, pode atrapalhar um pouco, alem de deixar no bolso, em dos testes, testei dentro do carro em movimento e deixei ele naquele porta coisas que fica atras do banco da frente do carro(que tem em alguns carros) e eu estava no banco de traz, e funcionou muito bem também.

Disponibilidade e compatibilidade:
O Nokia SU-33Wb por enquanto só esta disponível a venda junto com o Nokia N85, e não tenho informação nenhuma de quando vai ser lançado para a venda o acessório avulso, e muito menos o preço dele.  E a compatibilidade, por enquanto somente os que são mostrado na pagina do acessório, na pagina da Nokia. E o porque não é compatível com outros aparelhos que não aparecem, só a Nokia mesmo para responder.

FIM.

Categorias:Reviews
  1. Andre
    12/4/2010 às 21:35

    Que legal Belinex. TV digital na telona do N97, em full screen fico muito legal. Tem como vc faz um video da tela do N97 pra ve a qualidade da imagem, usando aqueles programas tipo Remote Professional que faz um filme da tela do celular?
    Valeu, UP e parabens.

    Curtir

  2. Ricardo
    12/4/2010 às 21:57

    Olá ,
    Após 3 trocas do aparelho Nokia N97 , a Nokia neste último resolveu restituir o valor que eu paguei. Agora não sei o que fazer , pois além de estar com um montão de acessórios nokia , fiquei orfão de aparelho.Eu gostaria muito que ele funcionasse direito , mas parece que é uma luta inglória , pois a própria nokia desistiu. O que vc me sugere fazer agora ; que aparelho comprar (outro N97,N900,milestone , ….) ou devo aguardar um pouco por boas novidades ????
    abs,
    Ricardo

    Curtir

  3. 12/4/2010 às 22:53

    Andre
    Não da para fazer isso, o programa não consegue mostrar a imagem e fica tela preta. Mostra tudo do celular, mas quando vai mostrar a TV sintonizada fica tela preta.

    Curtir

  4. jef_spfc
    13/4/2010 às 01:07

    compra uma placa de captura. via usb ja q vc usa note
    ou to errado?
    parabéns vc deu o furo esse mes
    primeiro teste do SU33Wb do Brasil!

    Curtir

  5. Marcos Paulo
    13/4/2010 às 09:30

    Ricardo :
    Olá ,
    Após 3 trocas do aparelho Nokia N97 , a Nokia neste último resolveu restituir o valor que eu paguei. Agora não sei o que fazer , pois além de estar com um montão de acessórios nokia , fiquei orfão de aparelho.Eu gostaria muito que ele funcionasse direito , mas parece que é uma luta inglória , pois a própria nokia desistiu. O que vc me sugere fazer agora ; que aparelho comprar (outro N97,N900,milestone , ….) ou devo aguardar um pouco
    por boas novidades ????
    abs,

    Ricardo

    Ricardo, tenho a solução pra vc, que foi a solução pra mim tb. Eu tava na dúvida sobre comprar ou não o N97 devido a tantos comentários de uma variedade de defeitos appresentados. Por isso pesquisei bem antes de comprar e tive a melhor idéia q eu poderia ter: comprei o N97 mini. Estou extremamente satisfeito. Ele só teem vantagens no meu ponto de vista. por exemplo: ele é um pouco menor e mais leve – fala a verdade o N97 original é bem tijolo. O MINI não teem nenhuma das falhas de software e hardware q todos reclamam no N97 original e ainda tá mais barato. Eu mesmo consegui achar o MINI por 1.150,00 no mercado livre. To usando ele agora pra escrever aqui. Estou super satisfeito. Fica aí minha dica.

    Curtir

  6. Ricardo
    13/4/2010 às 13:15

    Valeu,
    Agradeço a sua dica , vou testar o aparelho , pois inicialmente não tive o menor interesse. Mas por que o mini está melhor ? Eles não utilizam o mesmo processador ?
    Se o software no mini fica melhor , ~pq a nokia não faz o mesmo no N97 tijol ???
    abs, e muito obrigado

    Curtir

  7. Mark_SP
    13/4/2010 às 20:16

    Eu também adoraria ver um review do n97 mini com um ex usuário do n97 “classic”… sem dúvidas só assim teríamos uma impressão real do aparelho…

    Curtir

  8. Ricardo
    18/4/2010 às 13:46

    Olá Mark-SP,
    Me falaram para migrar para android , Milestone , qual a sua opinião ????
    Será que depois de tantos anos de Nokia/Simbiam , vou me acostumar ????
    abs,

    Curtir

  9. Mark_SP
    18/4/2010 às 14:05

    Olá Ricardo,

    Olha, eu não tive uma boa experiência com o millestone, mas foi em meu caso, botões descascaram em 1 mês e não me adaptei ao sistema dele…

    Eu fico com meu symbiam mesmo e se for para mudar, no meu uso eu prefiro muito mais o iPhone pela organização do itunes (podcasts, vídeos, músicas, appps,etc) fica mais organizado… no millestone achei que fica tudo meio jogado na tela.

    Mas isso é pelo meu uso e opinião….

    Curtir

  10. Ricardo
    19/4/2010 às 14:25

    Mark,
    Sem dúvida que a sua experiencia conta .
    Achei o N97 por $ 1599,00 , e estou tentado à compré-lo , pois como te falei , mexo nos Nokias de olho fechado , além de já ter vários acessórios da Nokia (bh504,bh103,bh703,m7) e uma pelicula zagg , que nem tive oportunidade de usar; e isto tudo sem falar na possibilidade de termos a T.V para a copa.
    O que vc acha ?
    abs,

    Curtir

  11. Anderson
    19/4/2010 às 17:07

    Belinex assisti o video e fiquei com uma duvida. O aplicativo (adptador TV digital) da Nokia, tem opçao de gravar video, igual ao “sansung Star Tv” onde alem de fazer capturas de tela, tambem grava videos trasmitidos no cartao de memoria, em formato MP4.

    Quanto a ele estar a venda, vamos ficar no aguardo, esperando sair o adpatador avulso, e talvez um funcionamento no N95 8GB.

    Vlw.

    Curtir

  12. 19/4/2010 às 19:19

    Anderson, o aplicativo não faz isso, é apenas para assistir e ver a programação(quando disponível) mesmo.
    Mas quem sabe, não saia uma outra versão do aplicativo que faça isso.

    Curtir

  13. Mark_SP
    19/4/2010 às 20:50

    Então Ricardo, cara, tem certeza mesmo do n97?? eu realmente recomendo muito o 5800… tem quase as mesmas funções muito mais em conta, ou se quiser um top mesmo, aconselho o iPhone, sei que já está habituado com o symbiam, eu também por isso mantenho meu 5800 aqui…

    O N97 é muito buguento… eu já dei 2 chances para o aparelho e cansei… agora o mini nunca tive (fiquei traumatizado com o n97…)

    Quanto ao preço que vc falou, eu compraria outro com o mesmo valor (médio) se quiser me manda um email que passo meus contatos para vc tentar pegar um com nota e garantia por um preço bacana…

    Curtir

  14. Ricardo
    19/4/2010 às 21:01

    Olá Mark,
    meu email : ricbecak@hotmail.com

    abs,

    Curtir

  15. Rodney Moraes
    22/4/2010 às 11:04

    Oi… sou portador de deficiente auditivo! Em primeiro lugar, parabens pela demonstração do video! Uma pequena pergunta, o receptor ja tem closed caption(legendado)? Obrigado

    Curtir

  16. 22/4/2010 às 13:42

    Oi, Rodney Moraes.
    Assim, ao meu ver, isso é relacionado ao software(aplicativo do receptor) e não ao hardware, no caso o receptor. Mas no aplicativo não tem essa função. Quem sabe se tiver atualização do aplicativo, venha com essa função também.

    Curtir

  17. Rodney Moraes
    22/4/2010 às 14:28

    Entendi… obrigado =)

    Curtir

  18. Wagner
    15/5/2010 às 12:01

    Oi, conversei esta semana com a central de vendas da nokia e eles disseram que apesar de não terem uma data definida para a venda do receptor SU-33wb, nos próximos dias este receptor vai estar à venda. Estou no aguardo!!!!! Abs

    Curtir

  19. 15/5/2010 às 12:41

    Leia o que foi citado no blog da Nokia.

    TV digital

    Outra grande novidade é a chegada do tão esperado receptor de TV digital SU-33Wb, que passa a ser vendido separadamente em nokia.com.br/loja, sendo agora compatível com outros aparelhos e smartphones. A lista inclui: Nokia N85, Nokia E75, Nokia 5800 Comes With Music, Nokia N97, Nokia N97 mini, Nokia X6, Nokia 5530, Nokia 5230 e Nokia E72.

    Com isso, milhares de usuários poderão conferir, ao vivo, todos os lances de cada partida. No segundo semestre, novos produtos, como o Nokia 5235 e o Nokia 5233 também serão compatíveis. O SU-33Wb estará disponível a partir da primeira semana de junho, pelo preço estimado de R$ 199.

    Fonte:
    http://migre.me/F9CC

    Curtir

  20. jayme
    19/5/2010 às 14:04

    Eu coloquei o aplicativo no meu 6210 navigator e so falta o receptor de TV digital SU-33Wb para testar se ficou perfeito.Pra aqueles que tem os aparelhos fp1 e fp2 recomendo esses links:

    http://www.nokia.it/NOKIA_ITALY_4/Shop/MobileTV_S6032a.SIS

    http://www.nokia.it/NOKIA_ITALY_4/Shop/MobileTV_S6032.SIS – funcionou no meu que é fp2

    http://nds1.nokia.com/files/support/lam/phones/software/D-PCM-MTV-N85-1J00.sis

    Curtir

  21. EUSTAQUIO
    25/6/2010 às 09:24

    Eu instalei o software através do CD no Notebook e ele enviou para o aparelho normalmente ; porém quando abri o N97 já havia uma mensagem de incompatibilidade com o aparelho, mesmo assim mandei continuar e infelismente não deu certo. O icone da TV digital está no aparelho mas não funciona. Liguei para a Nokia e me disseram para tentar a instalação pelo site OVI e não consigo achar o caminho

    Curtir

  22. 25/6/2010 às 13:26

    Pelo que sei, no CD tem a versão S60 3ed e S60 5ed, e no N97 tem que instalar a versão para S60 5ed. Qualquer coisa, aqui mesmo no blog tem dois tópico do aplicativo, um para cada versão.

    Curtir

  23. Leonardo
    25/6/2010 às 19:01

    Recebi o meu receptor, comprei dia 11/06 e hj 25/06 chegou no final da tarde. Estou testando, mas ja identifiquei que, aqui em Curitiba, o canal (12) Rede Globo esta com problemas, já mudei a versão do software para 2217 e nada, pior que agora só sintoniza a Globo os demais canais sumiram nesta versão…

    Curtir

  24. 25/6/2010 às 19:33

    Bom, aqui no blog tem postado alternativas de aplicativo, tenta algum deles. No meu N97 foi resolvido com a v2.2.217.
    Quando não aparece canais, tem que listar outra vez. E sempre que trocar de versão do aplicativo, recomendo remover uma para depois instalar outra, e não por cima da outra.

    Curtir

  25. 25/6/2010 às 20:06

    Adicionei no review, em Som e Imagem, sobre a imagem na TV usando TV-Out do celular.

    Curtir

  26. Leonardo
    25/6/2010 às 20:49

    Retificando…
    Tinha instalado a versão que vem no cd, desistalei e instalei a 2.2.217 disponivel aqui no blog. Agora funcionou perfeitamente.
    O unico problema que achei é com relação aos canais disponiveis, aqui em Curitiba só 3: (12)Globo, (21)Mercosul e (2) Band.
    Valeu.

    Curtir

  27. Carlos Seixas
    29/6/2010 às 10:28

    Depois de 3 tentativas frustradas de falar com o atendimento da Nokia que é um lixo, e ter de escutar do técnico que o problema era da Globo e que deveria falar com eles, resolvi ligar para a INDT.
    Fui muito bem atendido, algo totalmente o oposto da Nokia.

    A INDT já atualizou a versão do software para a série S60_3. Com isso o problema de sintonizar a Globo foi resolvido no meu N85.

    A versão mais recente é a 3.2.351 – ISDBTSWPlayerS603ed032351_54916.sisx.dcf

    Ainda falta atualizar o software da série S60_5.

    Enfim posso assistir os jogos da copa durante o dia.

    Curtir

  28. Roger
    17/8/2010 às 10:45

    Bom dia Belinex, Cara estou em um duvida em cobrar o dispositivo, para Tv digital para o N85, sera que quando vc tiver um tempo posso fazer um teste no meu aparelho com o seu receptor para ver se pega legal aqui em sao jose ?

    Curtir

  29. 17/8/2010 às 14:20

    Os dois vídeos que estão nesse post, foram feitos em São José. Na época só tinha a Globo, agora tem a Band também.

    Curtir

  30. Cleber
    05/10/2010 às 07:34

    Olá. Comprei o receptor e chegou ontem (04/10/2010, acho que era a última peça no Magazine Luiza). Instalei o programa no Nokia 5230 de minha esposa e percebi que quando tento colocar na Globo ele avisa que perdeu conexão (bluetooth) com o receptor. Quando tento reconectar, ele volta pro último canal que tava vendo. Será que isso é defeito do aparelho ou problema de software? OBS.: Aqui no Rio, peguei Globo, TV Brasil, Rede TV, BAND, SBT e Record e testei ele indo para seropédica e funcionou razoavelmente bem (volta e meia tinha falhas no sinal congelando a imagem ou até perdendo sinal).

    Curtir

  31. 05/10/2010 às 15:41

    @Cleber
    Baixe o aplicativo da OVI Store.
    Seu aplicativo deve ser uma versão antiga, que dava problema com a Globo.

    Curtir

  32. Cleber
    05/10/2010 às 18:15

    Vou tentar isso. Eu tinha instalado a versão que veio no CD junto com o aparelho (3.2.149 para S60 V5)

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

